Comemoração do Dia da Floresta Autóctone – 23 novembro 2012


O Clube Floresta d’Água, da EB 2,3 do Cávado, dinamizou um conjunto de atividades diversificadas para comemorar o Dia da Floresta Autóctone. Entre as iniciativas mais apreciadas pelos alunos, destacou-se a plantação de espécies autóctones no jardim da escola, nomeadamente, carvalhos, sobreiros, medronheiros, nogueiras, castanheiros e azevinhos.
Para além da plantação de árvores, o Clube proporcionou as seguintes atividades: visualização de um vídeo alusivo ao sobreiro divulgado na plataforma moodle, espaço aberto de laboratório, na sala do aluno, para observação de células vegetais ao microscópio; oferta de vasos improvisados e bolotas de carvalho para fazer sementeira; momento musical com a declamação do poema “Pastoral”, de António Gedeão; exposição de cartazes e imagens apelativas que despertaram a curiosidade e sensibilidade com a frase “Floresta, fonte de Riqueza”.
Os principais objetivos da iniciativa foram desenvolver a cidadania ambiental, sensibilizar para a preservação da biodiversidade e dos recursos florestais e fomentar a aquisição de conhecimentos sobre a floresta autóctone.
O evento culminou com a realização das Olimpíadas da Floresta, a prova com quarenta questões na qual os alunos do Clube puseram à prova os seus conhecimentos.
Os alunos vivenciaram momentos pedagógicos que despertaram mais curiosidade e gosto pela natureza, entusiasmo nas atividades ao ar livre e reconhecimento da importância das atividades de enriquecimento curricular propostas pelo Prosepe.
O balanço do evento foi muito positivo, tendo os alunos do Clube demonstrado muito interesse e uma participação ativa nas atividades propostas.

Sem comentários:

Enviar um comentário