Pequenos Peregrinos no Caminho de Santiago

Decorreu no dia 13 de Outubro a atividade “Pequenos Peregrinos no Caminho de Santiago”, organizada pelo Departamento de Ciências Humanas e Sociais da EB 2/3 do Cávado em articulação com o Projeto “Connecting Classrooms” dinamizado pelo British Council, projeto de dimensão internacional que promove a parceria entre escolas de diferentes países. Esta atividade contou, ainda, com a colaboração das secções disciplinares de Educação Física e Ciências Naturais e envolveu alunos do 6º e 8º ano, Encarregados de Educação e docentes que percorreram os 8 Km entre Moure e o Albergue do Peregrino em Goães. Foram 55 os participantes a quem foi dada a oportunidade de conhecer de perto e apreciar a maravilhosa paisagem de toda a zona envolvente, bem como a bio e geodiversidade presentes. Os alunos trabalharam em contexto de sala de aula toda a informação relativa aos caminhos de Santiago bem como todo o simbolismo religioso que lhe está associado. Durante a caminhada puseram em prática os seus conhecimentos e percorreram este troço seguindo a sinalética própria do Caminho de Santiago e contactando com a natureza. Fizeram uma paragem na Torre medieval de Penegate e aí, escutaram “uma aula” de História sobre os primórdios da fundação de Portugal.
O programa incluiu ainda atividades desportivas que contribuíram para consolidar o espírito de convivência necessário à formação integral dos alunos.
A realização desta caminhada constituiu uma experiência inesquecível para os amantes da natureza e detentores de espírito de aventura, fomentando laços de respeito e tolerância.

Sem comentários:

Enviar um comentário